30 de março de 2015

O lado bom da vida

Sabe, eu costumo ler bastante. No segundo semestre de 2015 devorei uma ou duas coleções diferentes de livros, mais uma quantidade considerável de trabalhos do escritor John Green, entre outros. E o que isso tem a ver com o título de hoje? Praticamente nada. A única semelhança é o "O lado bom da Vida", livro de Matthew Quick, que eu terminei de ler nesta semana e, inclusive, virou filme.
O livro conta a história de Pet Peoples, separado da mulher e com transtornos mentais, ficou anos internado em uma clínica de reabilitação e quando saiu realmente não conseguiu viver uma vida exatamente normal. Porém, não é sobre ele, o personagem principal da história, que eu quero falar.
Quero falar sobre Tommy, ex-marido de Tiffany, que é uma das únicas amigas de Peoples. Tommy era um bom policial e uma boa pessoa. Ele era o tipo de cara - pelo o que conta Tiffany - que ajudaria uma senhora a atravessar a rua no trânsito de São Paulo, mesmo estando atrasado para o trabalho - claro, contou com outras palavras. Tommy trabalhava metade de seu expediente com jovens em uma escola e a outra metade como um "policial normal", nas ruas. E resolveu criar um grupo para conscientizar jovens a não beberem e dirigirem. E um dia Tommy morreu atropelado por um homem bêbado enquanto ajudava uma senhora parada na beira da estrada com o carro enguiçado.
"É triste", me disse alguém que dizia estar triste.
A história de Tommy é uma ficção dentro de outra, mas com certeza temos histórias parecidas, ou até piores, no dia a dia não fictício. O que eu realmente quero dizer não é que você vai acabar sofrendo pelas coisas boas que já fez, mas que pessoas boas também irão sofrer, e o que faz delas melhores não é o fato de simplesmente aguentarem o sofrimento e, sim, pensarem e se importarem com o sofrimento dos outros enquanto elas mesmas também estão sofrendo.
Sabe, talvez a pessoa que citei antes no texto realmente estivesse triste, quem sabe até mais do que qualquer um que "conhecia" Tommy. Mas, afinal, quem se importa com isso?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...