24 de janeiro de 2015

Um sorriso

Lembro de um final de semana de 2012 quando eu estava no conforto e tranquilidade de minha casa em um domingo pela manhã, enquanto assistia a uma reportagem sobre a situação da Angola, confesso que me emocionei.
Várias pessoas negras e pobres, que com certeza já sofreram muito preconceito pela raça ou condição social, apareciam sorrindo mesmo em meio a tantas dificuldades. Pessoas que não possuem bens materiais e que não têm educação porque seu estado não possibilita isso. Gente como a gente, mas que não tem a metade das coisas que nós temos. Até entende que pobreza e racismo são considerados assuntos clichês.
Mais clichê que isso é dizer o que todos nós dizemos: "Tá difícil". Tem certeza que pra ti tá difícil? Então te digo o que é difícil...
Difícil é não ter dinheiro para comprar comida para os filhos, dormir no banco da praça e se cobrir com jornais durante o inverno. Não poder sair correndo por ter sido atropelado no verão e estar em uma cadeira de rodas a vida inteira.
Difícil mesmo é perder a família em um incêndio, um filho em uma boate, os pais em um desabamento de terra, ou sua cidade em um ataque terrorista. Difícil é morar em uma favela por ser vítima de ambição capitalista exagerada de um país e tomar um tiro na cabeça às 6h30min da manhã porque foi confundido com um traficante, sendo que você só estava indo trabalhar para ganhar sua vida honestamente.
Difícil é você sair de casa e os outros rirem de você por causa da sua cor, opção sexual ou estilo de vida. Ser excluído da sociedade porque tem a pele um pouco mais escura, usa óculos, gosta de estudar, é homossexual, mora em favela ou não tem dinheiro para comprar um pão.
E o pior de tudo é ver que tem gente que não tem vida para viver, mas aproveita ao máximo, enquanto alguns estão cheios de vida e não aproveitam o que têm.
É muito fácil rir da vida quando você tem uma televisão para assistir seus seriados, um computador com internet para falar com os amigos e ficar bem informado. Ter amigos para te animar, uma família para te apoiar nos momentos difíceis, dinheiro e uma casa mobiliada. Agora, eu quero ver você abrir um sorriso no rosto mesmo sem ter comida para comer, água para beber, amigos para sair, família pra te ajudar, dinheiro e uma moradia decente para morar.
Então, peço, encarecidamente, que ria mesmo na dificuldade, porquê o sorriso é a melhor arma contra a tristeza. Muitos reclamam de tudo e criticam o que está certo, mas não seja um desses, se torne diferente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...