27 de novembro de 2014

O que está faltando?

Me diz, que eu quero saber.
Como uma cidade com mais de 30 anos de história e apoio recente à política jovem com a criação de uma Secretaria da Juventude, um Conselho Municipal da Juventude e um Movimento Jovem, não tem um jovem sequer no poder? Até não falo isso em tom de crítica, é apenas reflexão. Na eleição de 2014 tivemos exemplos de jovens que cresceram e que apareceram fortes, sendo que alguns até conseguiram seu espaço como deputados.
Na nossa região tivemos uma candidata jovem que superou, em número de votos, tantos outros experientes, mas por quê isso não acontece em uma eleição municipal? Não quero insinuar que esses que legislam hoje não estão fazendo um bom trabalho, embora pareça que alguns achem desnecessário a leitura de projetos com mais de 5 páginas. Apenas quero entender o motivo de não termos tentado algo diferente em 2012. Será que não precisamos de mudança e não precisamos de uma renovação gradativa?
Não sei se faltam candidatos, boas opções, se falta apoio ou se falta coragem e personalidade. Não sei se falta aceitação de uma comunidade, ou aceitação do atual sistema político da região. Talvez falte apenas dinheiro para fazer campanha. Eu, porém, acho importante que a gente pense no futuro, pois aqueles que um dia serão a esperança para melhorar nossa cidade ainda não tem a completa compreensão do que é a política. São garotos e garotas que atualmente estão com 13, 16, 17 ou 19 anos e nem imaginam a importância que terão um dia.
Outros, um pouco mais velhos, ainda estão tentando passar por essa barreira de "medalhões". Porém faltam pessoas novas, faltam jovens bem intencionados e faltam pessoas novas do interior que tenham a instrução para assumir um cargo tão importante. Não quero adolescentes reclamando depois de não terem apostados suas fichas em pessoas da sua idade ou um pouco mais. E quero que as pessoas mais novas sejam incentivadas a ler política e entender a história dela. E desejo fortemente que elas passem longe de qualquer partido quando estiverem fazendo isso.
Desejo, também, que na próxima eleição as coisas se renovem, e se muitos vereadores já revelaram o interesse de abrirem o seu espaço, então vamos apoiar isso. Parece cedo para pensar na eleição de 2016, ou quem sabe de 2020, mas eu sei que se não começar a refletir agora, não vai adiantar começar a reclamar depois.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...