29 de setembro de 2014

Modo de Produção Adolescente

Estará completamente errado aquele que disser que o jovem não produz. Ele produz, sim. Produz trabalho. Trabalho para os pais, os professores, os chefes e os seguranças de qualquer evento. Bom, não é isso que vem ao caso agora, porque tem uma galera entrando no mercado de trabalho com 16, 17, 18 anos, e isso deveria ser um grande motivo para se orgulhar deles, certo? Olha, nem tanto.
Grande parte daqueles que trabalham não se importam com o trabalho, só querem o dinheiro no começo ou no final de cada mês - Seu Silvio, eu não sou assim, obviamente. Preferem rede social e joguinhos do tipo "Super Mário". Se não têm acesso a computador, tenta arranjar um amigo para fazerem nada juntinhos. E se nenhuma dessas opções for possível, ele chega à conclusão de que "está na hora da demissão!".
E isso significa simplesmente que os jovens estão cada vez mais envolvidos e encurralados por tendência de seguir um tipo de caminho nada interessante, para eles, para suas famílias, para as empresas e até para o Brasil, se a gente for pensar que daqui a alguns anos não teremos mais funcionários suficientes para certas profissões.
Porém, tu acha que adianta alguém falar alguma coisa? Amanhã, ontem e hoje os jovens querem só beber e fazer festa, porque isso é mais importante que tudo, e o mais importante é ser feliz hoje, pois o amanhã não importa, e pode não chegar né? Olha, tu pode até pensar assim, mas para 90% das pessoas, o amanhã um dia vai chegar.
As coisas não são tão fáceis. Eu sei que a vida é de cada um, que eu e ninguém têm direito nenhum de se intrometer nela, mas eu acho que não custa nada tentar lhe dar apenas um conselho. Pode parecer besteira de alguém com 19 anos, mas se estivesse no seu lugar, iria pelo menos tentar ouvir e entender que a vida não é feita só do que está acontecendo agora, e que destruir o teu futuro hoje não te fará se esconder eternamente das grandes responsabilidades.
Apenas tente pensar em TUDO. Pelo menos tente! Sim, eu sei que o álcool que tu consome e o cigarro que tu fuma desde os 12 anos de idade podem ter destruído muitos dos teus neurônios há muito tempo, mas pelo menos luta contra isso. Talvez não melhore muito, mas não custa tentar, e claro, cada sacrifício tem sua recompensa. Ou tu preferes que tua família te trate como um bêbado sem futuro antes de você completar a maioridade ou a maturidade?
* Este texto não representa todos adolescente, apenas os mais desinteressados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...