15 de maio de 2014

Música, letra ou estilo musical?

"Não importa se fala de amor, de sacanagem, traição, amizade ou emoção, o que convém mesmo é o estilo. Não é pré-conceito, é opção". E digo com toda certeza que essa não é a minha opinião. Música é que nem pessoa, não importa o estilo, o que importa é o conteúdo. Agora, alguns podem desfazer a minha maneira de pensar, mas se resolverem raciocinar na hora que forem criticar qualquer estilo, vão pactuar com ela.
Se o roqueiro escuta o sertanejo chega a chorar por raiva e sofrimento. E se escuta o pagode então... É só incomodação. A letra é a mesma, a música também e a vontade de cantá-la estava ainda maior, mas o ritmo é diferente, o estilo também e a banda não é a mesma que ele sempre escutava. Por isso, talvez não ouviu, já disse que não gostou e olhou com cara de nojo para a pessoa ao lado. E o pior, é que esse sentimento é recíproco, pois aqueles que têm seus estilos odiados, também odeiam as opções musicais até dos amigos mais próximos. Muitos  até concordam que isso pode significar apenas uma opção, mas, são por trás de certas opções que se escondem os principais preconceitos e as conclusões mais precipitadas.
Pagodeiro, sertanejo e funkeiro não escapam dessa, do mesmo jeito que aqueles que escutam Black Music, Blues, Bossa Nova, Clássica, Dance, Eletrônica, Emo, Forró, Gospel, Gótico, Hip Hop, House, Jazz, Jovem Guarda, MPB, Pop, Rap, Reggae, Samba, Country e outras. Todos têm os seus preconceitos e pré-conceitos quando o assunto é música, pois estão acostumados com uma sociedade que não aceita as diferenças há centenas de anos, mas que se diz cada vez mais livre e globalizada. Pessoas que ensinam tudo tem certo ou errado, até quando você coloca o fone de ouvido ou aumenta o volume do rádio.
O fato é que, hoje em dia, a letra, o sentimento e a energia da música não têm mais um significado tão pertinente e considerável para a maioria das pessoas. A rima, o palavrão e a sacanagem estão cada vez mais importantes também. E os estilos estão sendo encarados de maneira equivocada, com as pessoas esquecendo de reparar nas letras e seus significandos, para valorizar apenas o modo com elas são interpretadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...