15 de maio de 2014

As máscaras

Somos cobertos de máscaras e elas nem são tão ruins como as pessoas pensam e falam. Máscaras não servem apenas para enganar, e sim, para fazer com que as pessoas se adaptem ao local onde estão. Já viu um camaleão? Ele se protege e se adapta ao ambiente, para que não aconteça algo de ruim e é assim que muitas pessoas utilizam suas máscaras, para se protegerem ou se enturmarem em grupo diferente do habitual.
Um exemplo de máscara é quando você trata duas pessoas de formas diferentes, mesmo gostando de ambas. Se ver um grande amigo seu, vai tratar ele de forma descontraída, falar besteira e tocar em todos os assuntos. E se for a sua vó? Aposto que com sua vó você seria mais correto, não tocaria em tantos assuntos "prazerosos", daria um abraço e um beijo - bem fofinho - e não um aperto de mão mais forte que nem o nó do cadarço. E aí, é tão ruim usar máscaras?
Não quero que se prenda a um exemplo apenas...
Recentemente, um professor de faculdade falou sobre sua viagem do tempo em que ele ainda trabalhava em um site de notícias (faz muito tempo). O uso da internet tinha um valor elevado nas lan houses e mesmo assim, teve que se contentar com uma, para não largar totalmente o seu trabalho durante essa viagem. Foram mais de 15 dias passando cerca de três ou quatro horas no mesmo lugar e ao lado do mesmo garoto. Um "moleque" que aparentava ter menos de 14 anos e também passou pelo mesmo lugar todos esses dias.
O garoto tinha um costume interessante. Quando falava com os amigos pelo extinto MSN, enchia a tela de abreviaturas e palavras nada corretas em relação ao português culto, mas quando conversava com pessoas mais velhas e desconhecidas, era como se fosse um aplicadíssimo aluno de português. Intrigado, este professor pediu o porquê dessa alternância de atitude, e o garoto disse: "Se eu não escrever desse jeito (com abreviaturas), eu não vou conseguir me enturmar e ser aceito dentro do grupo."
O que você acha agora? Máscaras são sempre ruins?
Não posso negar que também existam fachadas hipócritas e desonestas, mas destas você deve ficar longe, o mais longe possível.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...