24 de fevereiro de 2014

Escolha um livro hoje

Tenho uma importante opinião sobre os livros. Eles devem ser lidos. E já é normal ouvir as pessoas, teoricamente cultas, dizendo que ler é maravilhoso, mas eu não falaria desse modo. Prefiro afirmar que ler é agradável e contagiante - dependendo da leitura. E é algo que você não deve se pressionar para fazer. Para ler, tem que deixar rolar.
Eu nunca fui muito fã de literaturas, principalmente as mais antigas. Gosto de algo real, que expresse opinião ou que aponte coisas normais do dia-a-dia, por mais banais que elas sejam. O texto de um colunista importante, inteligente e criativo. Também livros sobre política, ações policiais, jornalismo, etc. Importante é que seja real.
Olha justamente quem, falando sobre isso. O mesmo cara que adora saber todos os detalhes da mitologia grega - a qual todos dizem não ser real, mas... Vai saber!

Primeira vez...
Lembro que quando era pequeno, eu sempre preferia ouvir histórias, ao invés de conta-las, mas nada me atraia mais do que ler as famosas e formosas histórias em quadrinho. Dos nomes eu não me lembro bem, mas me recordo de Tio Patinhas, um papagaio e três irmãos - os Metralhas.
Pouco importa esses contos imaginários agora, mas existe algo mais literário e imaginário que "Iracema"? Fui obrigado a ler o livro de José de Alencar no início do Ensino Médio e estou até agora me perguntando o que eu aprendi com ele. Achei a resposta: NADA.
E é isso que vai acontecer se você não se libertar das obrigações e começar a agir com atitude suficiente para escolher o melhor e mais simpático livro para a sua primeira "leitura de verdade". Ler não é ser obrigado a apresentar clássicos da literatura brasileira para uma turma de mais de 30 alunos. Ler, é abrir o jornal na página daquele colunista que você adora ler. Entrar em uma biblioteca e sentir como se o livro quisesse voar até as suas mãos, esperando ser aberto o quanto antes.
Faça a sua primeira vez ser maravilhosa, escolhendo um livro maravilhoso para você. Quando o assunto é leitura, não importa qual é o livro mais vendido, ou o que tem avaliação cinco estrelas nos melhores sites do mundo. O importante é que o livro seja leve, satisfatório e perfeito para você. Se é que existe perfeição nesse assunto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...